quarta-feira, 20 de julho de 2016

ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA



Zonas Climáticas da Terra

O planeta Terra possui dez principais zonas climáticas. Elas possuem características próprias (temperatura, umidade, índice pluviométrico) que as diferem uma das outras.
Principais Zonas Climáticas do planeta Terra (climas):

*Equatorial: Regiões: norte da América do Sul, América Central, região central da África e região central da Oceania. Características: temperaturas elevadas, umidade elevada durante todo o ano, elevado índice de chuvas. Temperatura média anual de 27ºC. 

 *Tropical: Regiões: regiões central e nordeste do Brasil, extremo norte da América do Sul, regiões tropicais da África, norte da Austrália e sul da Índia. Características: Invernos com umidade baixa  e verões chuvosos. Temperaturas elevadas e com baixa variação. Temperatura média anual de 25ºC.

*Subtropical: Regiões: sul da América do Sul, sudeste dos Estados Unidos, norte da Índia, nordeste da Austrália e sudeste da China. Características: Chuvas bem distribuídas durante o ano, verões com temperaturas elevadas e invernos com baixas temperaturas. Temperatura anual em torno de 19ºC.

*Desértico: Regiões: Deserto do Saara (norte da África), Deserto de Atacama (costa oeste do Chile), Deserto da Arábia (região central da Península Arábica), Deserto de Gobi (norte da China) e Deserto da Austrália. Características: baixíssimo índice pluviométrico. No inverno costuma fazer frio moderado e no verão calor. Temperatura média anual de 20ºC,  com grande amplitude térmica diária. 

*Mediterrâneo : Regiões: sul da Europa, sul do Chile, extremo noroeste da África e região da Califórnia nos Estados Unidos. Características: verão seco e quente e temperaturas moderadas no inverno. Chuvas moderadas, principalmente no outono e inverno. Temperatura média anual de 18ºC.

*Semiárido: Regiões: região do sertão nordestino brasileiro, oeste dos estados Unidos, sul da África, Centro leste da Austrália e sul da Rússia. Características: poucas chuvas durante o ano. Temperaturas de médias a elevadas durante o ano. Temperatura média anual de 24ºC. 

*Temperado: Regiões: regiões central e sudeste dos Estados Unidos, sudeste da Austrália, região central da Europa e leste da China. Características: invernos frios e verões moderados. Umidade relativa do ar alta (em torno de 85% durante o ano). Índice pluviométrico anual de moderado a alto. 


*Frio de montanha : Regiões: regiões montanhosas do mundo. Exemplos: Cordilheira dos Andes, Himalaia, Montanhas Rochosas, Alpes e Cárpatos. Características: temperatura baixas, umidade do ar elevada, presença de gelo em montanhas com mais de 2 mil metros de altitude. Chuvas moderadas e bem distribuídas durante o ano. 

*Polar : Regiões: Antártida, Groenlândia, extremo norte do Canadá e Sibéria (extremo norte da Rússia). Características: temperaturas baixíssimas durante o outono e inverno. Temperatura amena no verão. Baixo índice pluviométrico. Temperatura média anual de 0ºC.